19/01/2018 - 16:07

PRF realiza fiscalização preventiva em ônibus e vans

Estão sendo fiscalizados até 50 veículos por dia

Autor: Claryanna Alves

Durante todo o mês de janeiro, período de férias, a Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF/PI) tem realizado blitzen na Avenida Joao XXIII (BR 343), em frente a sua sede. A fiscalização é direcionada a veículos de transporte de passageiros remunerado, dentre eles: vans e ônibus urbanos, semiurbanos, intermunicipais e interestaduais.

“Nós estamos realizando essa operação porque percebemos que esses veículos têm se envolvido em acidentes por conta da falta de manutenção. Para evitar que mais acidentes aconteçam, agora que o fluxo aumenta por conta das férias, estamos fazendo fiscalização preventiva”, explica o inspetor Tony Carlos.

A operação tem fiscalizado uma média de 40 a 50 veículos por dia e aplicado autuações relacionadas principalmente ao uso do tacógrafo e má conservação dos pneus. Os veículos autuados estão proibidos de circular e terão um prazo de cinco dias para serem reapresentado na PRF com as irregularidades sanadas, caso não compareça a PRF solicitará ao Departamento de Trânsito (DETRAN) a inclusão de uma medida administrativa de restrição de circulação. Havendo reincidência, serão recolhidos ao pátio da PRF.

“Um dos veículos parados estavam com os pneus totalmente carecas, já no arame. O estado de má conservação era tanto, que quando estacionou ele furou. Alguns alegam que a viagem é próxima e que o reparo será feito logo depois. Mas se chover no caminho, há chances grandes de ocorrer um acidente”, observa o inspetor.

Segundo Tony Carlos, outra irregularidade frequente é a regularização do tacógrafo, instrumento obrigatório para esses tipos de veículos. “É ele que registra o percurso, a velocidades médias e o tempo de trajetos percorridos pelos motoristas. Ele deve estar em pleno funcionamento, é o radar 24 horas do veículo”.

Todos os passageiros dos veículos que foram retidos foram encaminhados em outros veículos para prosseguirem com sua viagem.