02/04/2018 - 08:56

Teresina será sede de evento sobre endocrinologia e metabologia

O objetivo é alertar a comunidade

Autor: Lucas Pessoa

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Regional Piauí (SBEM Piauí) realizará nos dias 10, 11 e 12 de maio, o primeiro Congresso Piauiense de Endocrinologia e Metabologia. O evento terá participação de profissionais de renome nacional e internacional para realização das palestras, exames rápidos de glicemia e medida de pressão arterial, além da educação da população sobre os riscos das doenças. Também vai ocorrer palestras sobre nutrição esportiva e diagnóstico dos problemas de saúde para estudantes de medicina.

O objetivo do Congresso é alertar toda a comunidade profissional e a população sobre os riscos das doenças endócrinas e metabólicas, das quais é notável e preocupante o crescimento dos números de diagnósticos e de vítimas em todo território nacional, segundo o presidente da SBEM Piauí, Flávio Melo. "Hoje todos nós assistimos a explosão das doenças metabólicas, representadas principalmente pela grande frequência e incidência dos números de diagnósticos de obesidade, diabetes, alterações nos níveis de colesterol, que podem acabar em doenças cardiovasculares, levando a infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além dessas doenças, o aumento dos casos de doenças relacionadas a tireoide, doenças de alterações hormonais, distúrbio do crescimento", alerta.

O foco do evento é levantar discussões sobre os diagnósticos e tratamentos das doenças endocrínicas e metabólicas na comunidade dos profissionais de saúde do Piauí. "Teremos discussão voltada para nutrição esportiva. Para alertar em temas importantes como a suplementação utilizada nas práticas de atividades físicas. Os suplementos tão utilizados por jovens nas academias. Além de palestras voltadas para estudantes de medicina para alertar sobre o diagnóstico e tratamentos dessas doenças", explica Flávio Melo.

Ele destaca ainda que na última década, Teresina recebeu um número expressivo de novos especialistas com formação em vários bons centros médicos do país, os quais já começam a povoar também as cidades do interior do Estado. “Em 2016 tivemos o surgimento da primeira Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Universitário da Ufpi, o que muito nos alegra”, destacou Melo.

Além dos eventos específicos de cada área profissional serão realizados atendimentos gratuitos para pacientes e para a população em geral no primeiro Encontro Piauiense de Educação em Diabetes, com aulas sobre temas e realização de exames como medida de glicemia. "Serão dias de grande engrandecimento científico, de congraçamento entre estudantes, médicos e especialistas locais e nacionais. Grandes discussões, atualização e crescimento da endocrinologia local”, enfatizou o presidente da SBEM Piauí.


Fonte: Jornal Diário do Povo