25/04/2013 - 08:54

Eleitores só tem até hoje para regularizar títulos

A movimentação na Central de Atendimento ao Eleitor de Teresina é grande.

Autor: Vanessa Mendonça

Créditos: Thiago Amaral/CT Em Teresina são dois postos de regularização Em Teresina são dois postos de regularização

A movimentação na Central de Atendimento ao Eleitor de Teresina é grande. Eleitores que não votaram nem justificaram ausência nos três últimos pleitos têm somente até essa quinta-feira (25) para regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral sob pena de terem o título cancelado e pagarem multa.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o início da manhã, apenas 81.538 (5,4%) dos 1.541.621 eleitores faltosos no Brasil haviam regularizado a sua situação. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) não apresentou um balanço prévio, que só será divulgado na sexta-feira (26).

“São dois postos de regularização: a Central de Atendimento ao Eleitor, na rua Rio Grande do Sul, e no Fórum Eleitoral, localizado na rua Elizeu Martins”, explica o Oficial de Justiça, Valdeke Moraes, acrescentando que a Central de Atendimento ao Eleitor dispõe de 57 computadores para a regularização, enquanto o Fórum apenas 4 máquinas.

O eleitor pode consultar sua situação e verificar se existe alguma pendência na página do TSE na internet ( www.tse.jus.br  ). Aqueles que precisarem regularizar seus títulos devem comparecer ao cartório portando documentos e cópias da identidade, comprovante de residência atual, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

Além do cancelamento do título, o eleitor que não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral passar a ficar impedido de obter carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições financeiras governamentais.