01/06/2013 - 15:57

Museu da Roça: Um pedacinho de história no meio da natureza

Local é uma das opções de passeio para quem visita Pedro II

Museu da Roça: Um pedacinho de história no meio da natureza

Local é uma das opções de passeio para quem visita Pedro II

Antônia Pessoa

download

ampliar Carlos Augusto Lima

Movimento no local é intenso durante o Festival de Inverno

Um lugar onde história e natureza se encontram e convivem de forma harmoniosa. Assim é o Museu da Roça, atrativo turístico de Pedro II, cidade localizada a 195 quilômetros ao norte de Teresina, onde até domingo (02) acontece o Festival de Inverno.

O Museu da Roça foi aberto a visitação em 2004, quando aconteceu a primeira edição do festival. Naquela época o lugar era apenas um sítio familiar, com relíquias que remontavam de décadas atrás e compunham um cenário único em meio a natureza preservada.

Com o surgimento do projeto do festival, técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e do Governo do Estado, iniciaram um estudo das potencialidades turísticas da região, para que fossem oferecidas como opções de passeio para quem visitasse Pedro II por ocasião do evento.

E aquilo que era apenas uma área de convivência familiar se tornou um negócio próspero e que a cada ano ganha novos contornos.

No Museu da Roça, os visitantes encontram peças interessantes como litro de leite pasteurizado e máquina fotográfica da década de 70; cortador de hóstia, rádio, balança usada para pesar opala, projetor de slide e enceradeira dos anos 60, entre outros objetos.

Fora a visitação ao passado, o museu oferece outras opções de lazer como é o caso de uma cascata, redódromo, playground e ponto de alimentação. A Árvore e a Fonte dos Desejos, além de um Santuário da Fé também fazem parte dos atrativos do local.

A proprietária Anitalice Galvão conta que a cada ano procura inovar nas atrações, de forma a oferecer sempre algo diferente para os turistas. “Estamos sempre criando algo para agradar quem nos visita. E a receptividade do público tem sido boa. O fluxo de turistas é constante o ano inteiro, mas aumenta bastante no período do festival”, destaca Anitalice.

O Museu da Roça funciona de quarta a domingo, no horário de 8h às 18h. O acesso ao local se dá pela BR 404, que liga Pedro II a Piripiri. 


Fonte: Sebrae-PI