09/10/2015 - 10:32

Academia Piauiense de Letras faz homenagem aos 90 anos de Paulo Nunes

A homenagem acontecerá neste sábado (10), na sede da APL

Um dos maiores intelectuais do Estado completa 90 anos neste domingo (11). Celebrado pelo trabalho em prol da educação e da cultura piauienses, Manoel Paulo Nunes ganhará homenagem da Academia Piauiense de Letras e lança livro inédito.

Foto: Ascom

A homenagem acontecerá neste sábado (10), na sede da APL. No auge de sua produção literária, Manoel Paulo Nunes lança "Modernismo e Vanguarda - 4° série", livro integrante da Coleção Centenário, série editorial que comemora os 100 anos da Academia. Mas também terá sua vida celebrada com as presenças de amigos, confrades, familiares e admiradores.

Uma das homenagens parte do escritor Dagoberto Carvalho Júnior , que também lançará na oportunidade a obra " Estação Saudade". Dagoberto é discípulo de M. Paulo Nunes, de sua forma, de seu labor. Já a obra "A geração perdida", título que também será apresentado neste sábado, trata da vida do homenageado. Ambas foram editadas em parceria com a EDUFPI.

" Um homem ímpar na cultura piauiense, não só pelos seus estudos sobre Eça de Queiroz e Graciliano Ramos, que é sua paixão no Brasil, mas pelo trabalho que desenvolveu pela educação. Passou muitos anos no Ministério da Educação e foi fundador da UFPI. Mas não só isso. Dedicou sua vida ao Conselho Estadual de Cultura, do qual é presidente. O Conselho completa 50 anos dia 12 e tem a feição que tem hoje graças a ele. Além de tudo é um assíduo frequentador de nossas reuniões na APL e produz livros inéditos com freqüência. É um homem admirável e tem uma das maiores contribuições que a educação e a cultura do Piauí já teve", afirma Nelson Nery Costa, presidente da APL.

Paulo Nunes é nascido na cidade de Regeneração e começou a lecionar aos 19 anos. Dedica a vida ao magistério e às causas da educação. Morou cerca de 20 anos em Brasília, onde trabalhou no MEC e lutou pela fundação da UFPI. É presidente do Conselho Estadual de Cultura, órgão que edita uma das mais importantes revistas do Estado, a revista Presença. É membro da APL e pai de quatro filhos.

A solenidade de homenagem ao escritor e professor Manoel Paulo Nunes acontecerá neste sábado (10), às 10h, na sede da Academia. Foram convidados representantes do governo do Estado, da Universidade Federal do Piauí, amigos, familiares e membros da Academia.


Fonte: Ascom